Secretaria de Saúde apresenta relatórios do segundo quadrimestre

Em 30, setembro, 2015
Secretaria de Saúde apresenta relatórios do segundo quadrimestre

A Câmara de Duque de Caxias recebeu o secretário de Saúde, Camilo Junqueira, e sua equipe para apresentação da prestação de contas do segundo quadrimestre de 2015. Os vereadores Fabrício Cordeiro (PT), Fatinha (Solidariedade), Juliana do Táxi (PROS), Marquinho Oi (Solidariedade) e Nivan de Almeida (PDT) acompanharam a audiência pública.
Técnicos da Secretaria informaram que foi adotada uma política de agenda controlada para priorizar o atendimento aos munícipes de Duque de Caxias, já que a Cidade recebe muitos pacientes de fora.
O secretário Camilo Junqueira afirmou que a Prefeitura investiu 26,37% do orçamento na Saúde, sendo que o mínimo constitucional é de 15%. “O Município está tendo que arcar com finanças a mais por conta da falta de repasse de verba do Estado e do governo federal.”
Os vereadores aproveitaram para questionar alguns pontos específicos na área, como o encerramento da unidade do programa contra o tabagismo na Vila Operária; a falta de médicos para substituir profissionais de férias ou licença; o agendamento de consultas na policlínica; o fechamento do posto médico da Rua 2, em Jardim Primavera; o acesso ao exame de tomografia no hospital Moacyr do Carmo; o local de funcionamento do posto de Sarapuí; o atendimento dentário em Campos Elíseos; o fechamento da UPA do Moacyr do Carmo e o funcionamento do centro cirúrgico do Hospital Infantil.
“Tenho certeza que melhoramos muito, mas está longe de ser o ideal. O Município está bancando 73% de todo custo da Saúde. Estamos buscando solucionar os problemas e atender todas as demandas apresentadas. Temos as reuniões do conselho municipal de saúde, que estão abertas a qualquer discussão para construirmos as melhorias a quatro mãos”, enfatizou o secretário.