Câmara de Caxias realiza audiência pública para debater educação

Em 14, setembro, 2015
Câmara de Caxias realiza audiência pública para debater educação

A Comissão de Educação da Câmara de Duque de Caxias promoveu audiência pública para debater as melhorias necessárias na rede de ensino municipal, com a presença do deputado federal Celso Pansera; o secretário de Educação, Marco Villaça, profissionais da área, Sepe, estudantes, vereadores e populares.
Entre os assuntos expostos, a falta de infraestrutura das escolas foi a reclamação mais recorrente, assim como a construção de novas unidades educacionais e vagas para alunos com deficiência. A aplicação das verbas destinadas à área também foi questionada, bem como a transparência na prestação de contas do orçamento específico.
Presidente da Comissão de Educação, a vereadora Fatinha (Solidariedade) aproveitou a presença do deputado federal Celso Pansera para lhe fazer um pedido. “Ajude-nos a verificar em Brasília as seguintes verbas federais que foram destinadas à Cidade: R$ 25 milhões em 2013, R$ 42 milhões em 2014 e R$ 27 milhões em 2015. Não sabemos se esses recursos chegaram ou foram investidos.”
Ressaltando que a Prefeitura tem total interesse na apuração das contas, o secretário Marcos Villaça afirmou que preza pela transparência. “Toda prestação de contas da Educação será disponibilizada no diário oficial e também no site da Secretaria, para que todos tenham acesso à informação. Não é vergonha afirmar que nossa infraestrutura não está boa, temos alguns processos de licitação em andamento para execução de obras emergenciais, como troca de telhados e outras reformas. Assinamos também um contrato para iniciar a climatização das escolas e vamos começar estruturando a parte elétrica.”
Participaram da audiência pública os vereadores Thiago Barreto (PROS), Nivan Almeida (PDT), Juliana do Táxi (PROS), Marcelo do Seu Dino (PV) e André Quintanilha (PMDB).