Vereadores e populares cobram investimentos na BR040

Em 10, agosto, 2015
Vereadores e populares cobram investimentos na BR040

Em audiência pública realizada pela Câmara de Duque de Caxias nesta segunda-feira, dia 10, vereadores, deputados federais e estaduais, autoridades de segurança, representantes da Concer, da ANTT, da secretaria estadual de transportes e também do Executivo Municipal se reuniram para debater com a população as melhorias necessárias na rodovia Washington Luiz para melhor atendimento às comunidades do entorno da BR040.

As principais demandas são construções e prolongamento de passarelas, iluminação, acesso facilitado a pontos de ônibus, melhoria do fluxo de veículos, sinalização e fiscalização. “Outras audiências já foram realizadas e nada vem sendo feito. Queremos empenho e responsabilidade das autoridades competentes para que essas demandas sejam atendidas, pois o povo está sofrendo”, destacou o presidente da Câmara, Eduardo Moreira (PT).

Concordando com o colega, o vereador Thiago Barreto (PROS) criticou o descaso com o povo. “A atenção dada aos bairros está sendo mínima. Já cobramos muitas vezes passarelas e outras melhorias. Peço também atenção e planejamento ao trânsito do quarto distrito.”

O vereador Sandro Lelis (PSL) também criticou o trânsito. “Já falei várias vezes sobre os problemas de congestionamentos em Santa Cruz da Serra, os estacionamentos irregulares na avenida Automóvel Clube e outros fatores que intensificam o engarrafamento no local.”

“Nós, contribuintes, estamos pagando por um serviço do qual não estamos satisfeitos. Por isso, estamos aqui para cobrar a Concer e a ANTT”, frisou o vereador Nivan de Almeira (PDT).

O vereador André Quintanilha (PMDB) chamou a atenção para a ausência dos responsáveis na audiência. “Deveriam estar presentes os presidentes de órgãos como Concer e ANTT e não representantes. Falta respeito com a nossa Cidade.”
Reforçando o coro, a vereadora Fatinha (Solidariedade) também repudiou a ausência. “Já tentei marcar várias reuniões com o presidente da Concer e o descaso é grande. Falta respeito e falta um planejamento eficaz para sanar os problemas da Cidade.”

O vereador Marcos Tavares (PSDC) marcou posicionamento. “O diagnóstico foi feito. Se nada acontecer, espero que a Procuradoria do Município provoque as medidas cabíveis.”

Também estiveram presentes os vereadores Boquinha (PDT), Chico Borracheiro (PROS), Marquinho Oi (Solidariedade) e Moa (PT).

Colocando-se à disposição para contribuir, o deputado estadual Rosenverg Reis (PMDB) ressaltou: “Todas as reivindicações foram bem postas e algumas dessas dependem de questões políticas, sim.”

Os deputados federais Celso Pansera (PMDB) e Áureo (Solidariedade) se comprometeram a realizar uma audiência pública sobre o tema em Brasília para transformar a causa em luta nacional.

Representando o prefeito na ocasião, o secretário municipal de Trabalho, Emprego, Renda e Desenvolvimento Econômico, Mazinho, responsável pelo trânsito da Cidade, falou do posicionamento de Alexandre Cardoso. “A mobilidade urbana é importante para o desenvolvimento econômico e o prefeito não abre mão da construção de um retorno na antiga praça de pedágio.”
Impressionado com as demandas, o representante da secretaria estadual de transportes, Sérgio Marcolino, se comprometeu com a questão do acesso facilitado aos ônibus que seguem para Petrópolis. “A Secretaria vai cobrar providências imediatas.”

Sobre a reclamação dos caminhões estacionados em frente a alguns bairros, impedindo a livre circulação dos moradores, o representante da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Sérgio, prometeu fazer um novo estudo operacional para resolver o problema.

Já a Concer, concessionária que administra a BR040, alegou que alguns projetos, como a construção de cinco pontos de ônibus e três passarelas tem prazo legal até agosto de 2016. “Os serviços estão em andamento e serão finalizados.

Temos propostas também para melhorar o fluxo de veículos em Santa Cruz da Serra e faremos uma análise técnica sobre a possível construção de um novo retorno”, disse o representante Alcimar Pena, informando não haver projetos de iluminação para o viaduto de Xerém.

O representante da ANTT reforçou que o trabalho de harmonização com a Prefeitura é de extrema importância para que as coisas aconteçam. “Nós conhecemos muito bem a rodovia, mas quem conhece o entorno dela são os moradores de Duque de Caxias. O interesse da Cidade foi demonstrado hoje nesta audiência e isso é primordial para o atendimento das demandas.”