Frente parlamentar para o enfrentamento do HIV é criada na Câmara

Em 26, julho, 2015
Frente parlamentar para o enfrentamento do HIV é criada na Câmara

A Câmara de Duque de Caxias lançou na sexta-feira, dia 11, uma frente parlamentar para o enfrentamento do HIV/AIDS e tuberculose. Organizações que trabalham em prol do combate às doenças atuarão em parceria com os vereadores, debatendo as principais demandas da Cidade e propondo ações pontuais.

Presidindo a solenidade, o vereador Moa (PT) falou da importância de se aliar poder público e sociedade civil organizada. “É preciso entender que o problema de um é o problema de todos. E, essa frente parlamentar não vai funcionar se a sociedade não perceber a seriedade de se discutir o tema e colaborar para a realização de um bom trabalho.”

Atuante na causa há muitos anos em Duque de Caxias, a presidente da Associação Missão Resplandecer (Amires), Cleide Jane, ratificou a fala do parlamentar. “Vários movimentos começaram a entender que é preciso somar força para dar mais visibilidade ao enfrentamento da AIDS. Queremos fazer a diferença em Caxias e isso só depende de nós.”
Representante do Grupo Pela Vida, Márcio Vilarte destacou a Câmara: “É importante discutir esse tema nesse espaço, pois é onde se criam as leis. Talvez a criação dessas frentes parlamentares mude a realidade do Estado do Rio de Janeiro, que é um dos piores no atendimento à AIDS.”

Participante do Fórum de Tuberculose, Roberto Pereira, ressaltou que a doença está aí desde os primórdios da humanidade, mas, hoje pouco se fala a respeito. “Quando foi criada a frente parlamentar da tuberculose no Rio, foi contestada. Mas, quando se começou a falar em números estatísticos, justificou-se a criação. A tuberculose hoje é a principal causa de morte das pessoas vivendo com HIV/AIDS.”