Comissão da Câmara promove roda de conversa com indígenas

Em 25, maio, 2015
Comissão da Câmara promove roda de conversa com indígenas

A Comissão de Promoção de Igualdade Racial, presidida pela vereadora Leide (PRB), realizou nesta segunda-feira, dia 25, uma roda de conversa com o tema “nós somos indígenas e não somos invisíveis”, reunindo seis representações das raças Puri, Guarani, Pataxó e Cariri. As vereadoras Gaete (PSD) e Juliana do Táxi (PROS), que também integram a Comissão, participaram do evento.

A proposta, segundo Leide, era conhecer melhor esse segmento da sociedade. “Essa Comissão estará se debruçando diante das necessidades desse povo, conhecendo melhor vocês e, principalmente, ouvindo, para tomar as iniciativas certas e avançar. Estamos aqui para afirmar políticas públicas de resultado à sociedade. Contem com essa Comissão e com toda essa Casa Legislativa, nós queremos lhes representar”, disse a vereadora.

Acompanhando a roda de conversa, o vereador Nivan de Almeida (PDT) fez questão de ressaltar ações do Legislativo: “Já aprovamos nessa Câmara algumas leis direcionadas ao povo indígena, como cota em concurso público, a criação dessa Comissão, entre outras. Essa Casa está fazendo seu papel e temos mesmo que realizar discussões como essa.”

O indígena Dauá Puri parabenizou a iniciativa da Comissão. “É preciso ter a sensibilidade de ouvir e entender o povo para legislar com propriedade em prol da igualdade racial, respeitando a diversidade cultural e religiosa de cada um.”

TEMAS – Cada representação expôs um tema durante a roda de conversa: Carmel Puri abordou o contexto legal do índio; Turi Pataxó falou sobre o que é ser índio e a descaracterização da personalidade indígena; Sandra Benives criticou a educação não inclusiva para o índio; Marize Vieira explicou a Lei 11.645 e a inclusão da cultura indígena na grade curricular brasileira; e Ana Paula Moura discursou sobre a população indígena duquecaxiense e suas demandas.