Academia Duquecaxiense de Letras e Artes tem novos integrantes

Em 11, maio, 2015
Academia Duquecaxiense de Letras e Artes tem novos integrantes

A Câmara Municipal abriu as portas do plenário na noite de segunda-feira, dia 11, para a realização da solenidade de posse de três novos integrantes da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes: o bailarino Deco Batista, a historiadora Tania Amaro e o maestro Ezequiel Cruz.

Após o juramento em prol do fomento e harmonia das diversas formas de manifestação cultural, os novos acadêmicos receberam a vestimenta e assinaram o termo de posse das cadeiras 18, 26 e 39 respectivamente.

O presidente da Academia, Sidnei Oliveira, afirmou que era necessário ampliar a gama da entidade. “É uma noite de renovação, pela primeira vez damos posse a uma historiadora, um músico e um bailarino. Gostaria de ressaltar que a Academia é feita de pessoas que têm uma história real de trabalho e amor com essa Cidade.”

Bailarino da Cia Luar de Dança, além de ator e professor, Deco Batista, que tem como patronesse Berta Rosanova, recebeu a indicação com alegria. “A dança é meio de construção para uma realidade mais justa. Dançar em lugares diversos fez reforçar em mim a ideia da dança como patrimônio da humanidade e me ajudou a transformar minha realidade.”

Tendo Gonçalves Dias como patrono, Tania Amaro disse que valorizar a cultura e àqueles que a constrói demonstra responsabilidade. “Sempre me interessou relacionar pesquisas históricas com cultura e arte. Sinto-me honrada em fazer parte de um grupo tão seleto da Cidade e penso que estar aqui é reflexo de minhas ações e também das parcerias ao longo da vida.”

Músico e maestro, Ezequiel Cruz demonstrou satisfação em ter como patrono Solano Trindade. “Música é a arte de manifestar sentimento. Coloco-me à disposição para cumprir a missão de ajudar meu Município.”