Câmara discute mobilidade urbana em audiência pública

Em 27, abril, 2015
Câmara discute mobilidade urbana em audiência pública

Reunindo vereadores, estudantes, SuperVia, sindicatos, conselhos e outros segmentos da sociedade, a Câmara abriu as portas na noite de segunda-feira, dia 27 de abril, para a realização de uma audiência pública que discutiu mobilidade urbana em Duque de Caxias.

Idealizador do evento, o vereador Moa (PT) justificou que o objetivo era conseguir construir propostas para um Plano Municipal de Mobilidade Urbana em Duque de Caxias. “O que podemos fazer para implantar na Cidade experiências positivas de outros locais? Caxias está muito atrasada nessa questão e a Câmara não pode ficar indiferente aos absurdos que aqui acontecem, como o descaso com estudantes, idosos e deficientes.”

Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, o vereador Thiago Barreto (PROS) se colocou à disposição para lutar pelas demandas necessárias. “Estamos realizando um trabalho sério, buscando informações sobre custos junto ao Executivo e, se preciso, vamos apelar ao Ministério Público.”

O vereador Marcelo do Seu Dino (PV) opinou que é necessário se unir aos estudantes em manifestação para fazer valer seus direitos. Já o parlamentar Fabrício Cordeiro (PT) afirmou que está disposto a montar uma CPI do transporte na Câmara para apurar as irregularidades e tomar as devidas providências.

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a professora Edicléa Mascarenhas ressaltou a importância da instalação de sinais sonoros, piso podotátil, timer sonoro e ônibus adaptados na Cidade. “Existe a lei que garante esses direitos, mas não existe a sanção. Eu penso que tem que haver um movimento e tem que ser para já. O Conselho está à disposição para contribuir.”

O estudante Rafael Araújo, da Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), cobrou que as autoridades comecem a agir. “Duque de Caxias é a única Cidade do Brasil que não tem tarifa única municipal. Além disso, quase 30% da juventude caxiense nunca foram ao cinema ou ao teatro porque a passagem é muito cara.”

A população presente fez seus questionamentos acerca das empresas de ônibus, de trens, expôs as frustações e indicou sugestões para melhoria na Cidade, como a municipalização da avenida Presidente Kennedy, novos ramais de integração da SuperVia, tarifa municipal única, aceitação da declaração de transporte dos estudantes, convocação das autoridades municipais de trânsito para explicar as mudanças realizadas em Caxias recentemente, entre outras.

Destacando que o objetivo da SuperVia é resgatar a importância do modal ferroviário para o Estado, o diretor comercial Júlio Marques destacou que a empresa transporta mais de 160 milhões de pessoas por ano. “Aumentamos o número de trens do ramal Saracuruna e essa operação foi bem pensada e planejada. Nós estamos fazendo o que se pode agora. Prova de que avançamos nessa gestão é que a cada ano aumentamos nosso número de passageiros. Não seria assim se o serviço não fosse satisfatório.”