Eduardo Moreira participa de reunião na Igreja do Pilar

Em 09, outubro, 2014
Eduardo Moreira participa de reunião na Igreja do Pilar

O presidente da Câmara de Duque de Caxias, Eduardo Moreira (PT), participou nesta quinta-feira, dia 9, de uma reunião com o prefeito Alexandre Cardoso, empresários, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério Público, além do Bispo Dom Tarcísio, para debater a necessidade de restauração da Igreja Nossa Senhora do Pilar com extrema urgência.

“Como cidadão católico nascido e criado no bairro Pilar, fico muito satisfeito com essa iniciativa conjunta para restaurar esse patrimônio histórico, cultural e religioso da Baixada Fluminense. Estou à disposição, em prol de toda comunidade. Como presidente da Câmara Municipal, cumprirei meu dever de cobrar e fiscalizar todo processo, ajudando no que for necessário”, disse o vereador Eduardo Moreira.

O prefeito explicou a iniciativa: “Se a Prefeitura fosse se responsabilizar pela obra, o processo seria longo e burocrático. Só a licitação demoraria cerca de três meses. Mas, quando se entra com recurso da iniciativa privada, a Diocese pode contratar o serviço, com supervisão do IPHAN, garantindo agilidade no processo. Por isso, tive a ideia de apelar aos empresários da Cidade para levantarmos a quantia de R$ 450 mil e garantir a primeira fase, que é a restauração dos altares da Igreja.”

Representando o Ministério Público (MP), o procurador da República Eduardo El-Hage disse que uma ação civil pública já tramita há mais de dez anos sobre o estado de conservação da Igreja do Pilar. “O MP Federal está fazendo sua parte, mas o processo pode ser agilizado caso a sociedade civil, com sentimento de pertencimento, se disponha a colaborar voluntariamente na tentativa de salvar esse patrimônio.”

O superintendente do IPHAN no Rio de Janeiro, Ivo Barreto, enfatizou a necessidade em realizar o trabalho de restauração com urgência na Igreja do Pilar. “Essa igreja foi um dos primeiros tombamentos do IPHAN, no ano de 1938. Já concluímos outras obras emergenciais aqui, mas a restauração dos altares é de extrema importância para sua conservação.”