Câmara abre Semana da Juventude com audiência pública

Em 11, agosto, 2014
Câmara abre Semana da Juventude com audiência pública

Teve início nesta segunda-feira, dia 11, a 1ª Semana Municipal da Juventude de Duque de Caxias, atendendo a lei proposta pelo vereador Boquinha (PDT). A abertura foi marcada pela realização de uma audiência pública na Câmara, que discutiu o Combate ao Extermínio da Juventude Negra.

Além do vereador Boquinha, que presidiu os trabalhos da noite, a mesa de debates foi composta pelo chefe adjunto de segurança do Departamento de Salvaguarda e Segurança da ONU, Paulo Rodrigues; o comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar, coronel Brandão; o secretário municipal de Políticas de Segurança Pública, coronel Mário Sérgio; o presidente da ONG Terra dos Homens, Luciano Ramos; a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Leninha; e o presidente da FUNDEC, Helder Lugon.

“Toda juventude está sendo afetada de uma maneira geral com a violência, independente de cor. O termo ‘polícia’ não deve ser a solução para todo o problema, pois também existe a questão social. Os policiais garantem a ordem para que os serviços possam chegar, é isso que acontece nas comunidades pacificadas”, defendeu coronel Brandão.

O representante da ONU ressaltou: “Não se pode esquecer de que violência não se trata apenas de uma questão física, mas também psicológica e social. Todo ser humano tem direito à segurança e bem estar.”

Autor da lei, o vereador Boquinha concluiu que violência é fruto da falta de educação. “É necessário dar ocupação e oportunidade aos jovens para que não sejam atraídos para a criminalidade.”

A programação da Semana Municipal da Juventude segue até o dia 17 de agosto, com atividades diversas, como exposições, cinema, debates, conferências, shows e mutirão de limpeza.