Instituto Histórico Recebe Exposição Africana

Em 26, março, 2014
Instituto Histórico Recebe Exposição Africana

 

O Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias expôs esculturas do artista nigeriano Lukman Alade Fakeye. As peças representam a tradição e cultura Yoruba, uma mostra inédita no Brasil. “Essa exposição não estava inserida na nossa agenda de eventos, mas abrimos o espaço devido a sua importância. É um privilégio para nós ter essas peças expostas aqui no Instituto Histórico. É algo diferente de tudo que já mostramos antes”, explica a diretora do Instituto Histórico, professora Tânia Amaro, que convida toda população para prestigiar a mostra. “É muito importante para nós termos a comunidade inserida nesse processo, que tem a ver com nossa história, nossa cultura e nossa memória. Para sermos cidadãos conscientes dos direitos e deveres temos que conhecer sua própria história.”

Curador da exposição no Brasil, Nielson Rosa Bezerra afirma que foi vontade do próprio Lukman Fakeye trazer sua arte para o País. “Para o artista, o Brasil é a segunda África. A exposição estava programada para ir ao Canadá, mas Lukman Fakeye preferiu trazê-la primeiro ao Brasil.”

O artista destaca que a cultura do Brasil é muito similar à da África, influência dos escravos vindos para cá. “Muito da nossa cultura se acoplou à cultura do Brasil, somos muito parecidos. E, especificamente o povo Yoruba tem pessoas muito boas, com uma cultura muito forte, notada nas vestimentas, na culinária, na religião, nas danças e músicas. Minha arte diz muito sobre esse povo. Acho importante que o Brasil conheça um pouco dessa tradição”, ressalta Lukman Fakeye.

[nggallery id=23]

Skip to content