Desfile cívico-militar movimentou o centro da cidade

Em 25, agosto, 2013
Desfile cívico-militar movimentou o centro da cidade

A Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy) ganhou um colorido especial. As cores verde e preto do Exército, com o vermelho do Corpo de Bombeiros e muitas outras dos grupamentos militares e dos que desfilaram pelas escolas e associações fizeram o espetáculo acontecer no dia que se comemora o nascimento de Duque de Caxias. E também se celebra o dia do Soldado.

Na manhã de domingo, de 25 de agosto, o sol foi um convidado especial e a população aproveitou para comparecer e se divertir com as apresentações das bandas. As arquibancadas ficaram lotadas e o público vibrava com as músicas e danças das fanfarras. De acordo com a prefeitura, cerca de três mil pessoas participaram do ato cívico.

O desfile iniciou com a execução do hino nacional tocado pela banda da Academia de Polícia Militar Dom João VI. Em seguida, o prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado pelo tenente-coronel Brandão, comandante do 15º BPM, fizeram a revista das tropas. A primeira corporação a desfilar foi a Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha. Também passaram por lá, blindados das Forças Armadas, efetivo da 57º Batalhão de Infantaria Motorizada (REI), Polícia Rodoviária, membros da Força Armada Interamericana Brasileira, escolas da rede de ensino municipal, estadual e particular entre outros.

E do palanque montado em frente à Praça do Pacificador, autoridades e parlamentares acompanharam a evolução dos caxienses. Um número expressivo de vereadores da Câmara Municipal esteve presente e o presidente Eduardo Moreira considerou o evento uma festa da cidadania. E destacou: “é muito bom ver a mobilização de nossos estudantes numa ação que fortalece a história da nossa cidade, isto faz que o passado não fique esquecido, enriquece a nossa cultura e fortalece a nossa autoestima de cidadão”.