Dia do Maçom é comemorado na Câmara

Em 20, agosto, 2019
Dia do Maçom é comemorado na Câmara

A Câmara Municipal de Duque de Caxias homenageou, no Dia do Maçom, 20 de Agosto, 10 irmãos maçons de lojas maçônicas estabelecidas na cidade. Durante o evento, o vereador Gilberto Silva (PPS), autor das homenagens, falou sobre a importância da maçonaria no contexto histórico e social.

“Tenho o privilégio e a honra de pertencer a essa irmandade. Cada loja cumpre, de fato o seu papel. Não obstante a ausência de ação concreta em nossa sociedade, a maçonaria cumpre o seu papel, apoiando diversas instituições sociais e ajudando muita gente”, afirmou.

O irmão Anselmo Barboza Eduardo, da Loja Maçônica Fraternidade Luís Monteiro, ficou emocionado com a homenagem. “São 24 anos de maçonaria. Um trabalho que realizamos com muito empenho e dedicação e que ajuda muita gente. Uma homenagem como essa faz passar um filme em nossa mente”, disse.

Durante o evento, em um ato simbólico, Ronaldo de Deus Ribeiro, tomou posse da Associação Maçônica Ari Vieira Martins (Amavim). A associação integra todas as lojas maçônicas de Duque de Caxias. “A Amavim não é o presidente, ela é todos nós. Se todos nós agarrarmos a associação, vamos conseguir fazer um excelente trabalho”, discursou.

Delegado da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio, Hermano Pérez Garcia, relembrou a importância dos maçons na história do Brasil. “Temos vários irmãos maçons importantes para a nossa história. Gente que estudamos, inclusive, na escola, como José Bonifácio e Gonçalves Lêdo. Por isso, existe o Dia do Maçom, no entanto o mais importante é que sabemos que qualquer coisa material não supera o trabalho, a ação. Mármores, carros, construções, acabam, mas o trabalho feito em cima do jovem, em cima do crescimento, da educação, da moral, não acaba. Nós, realmente, temos que pensar em nossa juventude”, concluiu.

Ao fim do evento, a Amavim homenageou o vereador Gilberto Silva com a Comenda Ari Vieira Martins.