Vereadores debatem saúde e prestação de serviços da Cedae

Em 09, maio, 2019
Vereadores debatem saúde e prestação de serviços da Cedae

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou sessão plenária nesta quinta-feira, dia 9, quando os vereadores voltaram a cobrar da Cedae uma atenção maior à Cidade, que está com problemas de vazamento e falta de água em muitos bairros. Ainda na sessão, os parlamentares debateram questões sobre o atendimento da saúde à população.

“Quero registrar também minha insatisfação com a falta de prestação de serviços da Cedae na nossa Cidade. Parabenizo os vereadores Junior Uios e Delza de Oliveira que já fizeram vídeos denunciando o descaso. Alguns bairros estão sem água por falta de reparo nos vazamentos existentes e a Cedae precisa dar um jeito nisso. Peço que nossos deputados estaduais estejam atentos a essa questão, pois a Cedae é de competência do Estado”, disse a vereadora Juliana do Táxi (PSD).

Reafirmando o posicionamento da sessão passada, a vereadora Delza de Oliveira (PRP) complementou a colega: “Nossa cidade parece um chafariz com tantos vazamentos, eu tenho cobrado e notificado a Cedae constantemente, inclusive com vídeos de denúncia sobre o descaso.”

SAÚDE – Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Juliana do Táxi voltou a pedir treinamento aos funcionários contratatos para humanizar o atendimento nas unidades de saúde. “O prefeito está todos os dias nos hospitais tratando a população com educação e respeito, enquanto alguns funcionários comissionados atendem as pessoas com mau humor e ignorância. Isso é inadmissível. Precisamos treinar essas pessoas para aprender a lidar com o ser humano.”

Concordando com a observação, a vereadora Delza de Oliveira relatou: “A nossa demanda na saúde é grande, pois atendemos também pacientes de municípios vizinhos, não podemos negar socorro e temos que atender bem a todos. O que mais ouvimos nas ruas são pessoas pedindo emprego, enquanto quem tem o emprego não está trabalhando com prazer e nem tendo respeito com o paciente.”

O vereador Junior Reis (MDB) também falou sobre a saúde. “Tenho acompanhado alguns postos de saúde de bairros que fazem limite com outros municípios e percebo a alta demanda de pessoas vinda dessas cidades para buscar atendimento em nossa Cidade, sobrecarregando médicos e o sistema de saúde em geral. Vejo isso com muita preocupação porque vem aumentando a cada dia e dinheiro para contratar mais médicos não temos, estamos no limite dos gastos e os custos são altos. Conversei com o secretário de saúde para que possamos trabalhar forte e atender bem nosso munícipe.”

Morador do 4º Distrito, o vereador aproveitou para dar uma boa notícia à população: “A UPH de Xerém a partir de segunda-feira vai ser referência no tratamento em caso de acidentes por animais peçonhentos. Xerém tem a Reserva Tinguá, a APA Petrópolis, é o local que tem mais vegetação nativa no município de Duque de Caxias. No passado, nós recorríamos ao Inmetro e hoje, graças a Deus, qualquer cidadão de Duque de Caxias ou da Baixada Fluminense que for picado por animal peçonhento vai poder usar a UPH de Xerém como referência, que vai ter ambulância 24 horas para dar uma resposta mais rápida à população.”

EVENTOS – Entre os dias 20 e 24 de maio acontecerá a Semana da Enfermagem e a Câmara realizará, por meio da Comissão de Saúde, um seminário com profissionais da área. Presidente da comissão, a vereadora Juliana do Táxi convidou a todos para participar, a partir das 9 horas no plenário da Casa de Leis.

Já na segunda-feira, dia 13, a partir das 14h, acontecerá também no plenário evento comemorativo ao Dia do Assistente Social. Anfitriã da solenidade, a vereadora Delza de Oliveira estendeu o convite aos demais parlamentares e a toda população. “Vamos fazer um grande debate e também confraternizar com os profissionais.”