Legislativo aprova Fundo Municipal de Turismo

Em 25, abril, 2019
Legislativo aprova Fundo Municipal de Turismo

A Câmara Municipal de Duque de Caxias aprovou nesta quinta-feira, dia 25, durante sessão plenária, projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Municipal de Turismo e regulamenta o Conselho Municipal de Turismo.

“Nossa Cidade é situada em ponto estratégico, próximo ao porto, aeroporto, Linha Vermelha, Dutra e Arco Metropolitano. Temos um polo gastronômico já legalizado e com 23 restaurantes, inclusive participantes do concurso ‘Comida di Buteco’. Caxias possui trilhas, cachoeiras, parque ecológico e reserva natural, uma área verde incrível, além do Teatro Raul Cortez e da escola de samba Grande Rio. Temos condições de respirar turismo e essa lei é importante, é o pontapé inicial para Caxias ser protagonista como Cidade Verde e Cidade Turismo”, defendeu o vereador Junior Uios (PT), parabenizando a Secretaria de Cultura e Turismo.

Concordando com o colega, o líder do governo na Casa, vereador Nivan Almeida (PRP) completou: “Duque de Caxias tem uma diversidade muito grande, é limítrofe com o Rio de Janeiro e tem muito a oferecer. Essa matéria é das mais importantes que se discutiu nessa Casa nos últimos tempos. É um passo importante para construir um perfil de cidade que não sobrevive apenas das máquinas, mas também do turismo.”

Sobre a regulamentação do Conselho, o vereador Nivan explicou a mudança ocorrida. “Fizemos uma correção das mais democráticas, pois na formação anterior não havia um conselho paritário, ou seja, o número de representantes da população era menor. Isso está sendo corrigido agora.”

Endemias – Ainda na sessão plenária, os vereadores levantaram a questão da prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zyca e chikungunya.

“Entendo que a ação do carro fumacê deve ser preventiva e realizada antes de começar a aparecer casos das doenças. Deixo esse alerta ao responsável pelo trabalho, é preciso colocar isso em caráter de urgência”, destacou o vereador Beto Gabriel (PV).

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Juliana do Táxi (PSD) fez um pedido aos demais parlamentares. “Na região do Parque Duque tivemos 11 pessoas com chikungunya, o responsável pela prevenção de endemias está fazendo o que pode, os agentes estão na rua e eu tenho acompanhado o trabalho. Peço que cada vereador faça um vídeo de conscientização e publique em suas redes sociais pedindo à população que faça sua parte, que cuide da sua casa e também do vizinho.”