Instituto Histórico da Câmara celebra Dia Municipal da Cultura

Em 21, março, 2019
Instituto Histórico da Câmara celebra Dia Municipal da Cultura

 

Duque de Caxias comemora em 20 de março o Dia Municipal da Cultura, data que homenageia o múltiplo artista Barboza Leite. Nesta quinta-feira, dia 21, o Instituto Histórico da Câmara realizou o evento A Arte da Cidade, reunindo artistas plásticos, escultores, escritores e artesãos para celebrar a cultura local.

Na ocasião, o artista Paullo Ramos foi homenageado por completar 50 anos de arte e militância em prol da cultura em Duque de Caxias. “Abrimos as portas do Instituto Histórico para homenagear duas pessoas importantes na defesa da arte e cultura: Ana Ferreira, por sua efetiva participação nas atividades locais, em maio realizaremos a 13a Expontânea; Paullo Ramos, por seus 50 anos de arte e luta pela cultura de Caxias”, justificou a diretora do Instituto Histórico, Tania Amaro.

Os homenageados agradeceram a honraria. “A luta que o Instituto Histórico empreende para dar oportunidade aos artistas é referência na Cidade. Ser homenageado ainda em vida é importante para ter o reconhecimento da luta, da obra e para ter forças para continuar, pois não é fácil viver de arte. Somente através da arte vamos conseguir mostrar que o ser humano é sensível”, afirmou Paullo Ramos.

Durante o evento, o Instituto Histórico recebeu a doação de materiais importantes para a história e memória da Cidade. “Vera Ponciano e Solange Amaral nos trouxeram materiais ligados ao projeto de Educação Básica desenvolvido pela Baixada Fluminense e com a participação de Paulo Freire na educação da Cidade, que vão agregar valor ao nosso acervo”, explicou Tania Amaro.