Câmara debate segurança pública e homenageia 15º Batalhão da PM

Em 21, fevereiro, 2019
Câmara debate segurança pública e homenageia 15º Batalhão da PM

O 15º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança pública em Duque de Caxias, está sob novo comando. O tenente-coronel Melo assumiu em meados de janeiro e já vem mostrando resultados na Cidade, tanto que nesta quinta-feira, dia 21, recebeu a Medalha Bravura na Câmara Municipal.

“Agradeço a presença do novo comandante nesta Câmara e nos coloco à disposição para ajudar no que for necessário em prol da população caxiense. Sabemos do compromisso de todo 15º Batalhão com essa Cidade, por isso a homenagem é merecida”, disse o presidente do Legislativo, vereador Sandro Lelis (PSL).

Autor da homenagem, o vereador Marcos Tavares (PSDC) também conferiu moções de aplausos a outros integrantes da corporação. “Nós que estamos acompanhando o trabalho do competente comandante, estamos com as esperanças e as forças renovadas, acreditando que a melhoria pode acontecer no nosso Município. É muito importante essa parceria com o Legislativo para garantir qualidade de vida à população. Com essas homenagens reconhecemos todo empenho, apesar das dificuldades e da falta de estrutura.”

O tenente-coronel Melo agradeceu a honraria. “Desde 14 de janeiro recebi a difícil e gratificante missão de comandar o 15º Batalhão, eu amo Duque de Caxias e é uma honra muito grande trabalhar aqui. Agradeço a parceria dessa Câmara para estar conosco em todos os momentos, nosso compromisso é com a população que tanto clama por mais segurança pública. Oferecemos nosso empenho e nossa boa vontade para trabalhar, mesmo não tendo ainda todas as ferramentas necessárias.”

O vereador Beto Gabriel (PV), que também é policial militar, ressaltou: “A questão da segurança pública no nosso país vem realmente nos assustando muito. Como sempre digo, esse é um problema social, político e econômico. Também ético e moral. Mas aqui em Duque de Caxias temos pessoas comprometidas com a sociedade.”

A vereadora Leide (PRB) fez questão de ressaltar o problema do feminicídio. “Nós estamos em um dos países que mais mata mulheres. O Brasil está em 5º lugar no ranking. Deixo aqui minha indignação. Nosso empenho nessa Casa é também pelo respeito e dignidade à mulher. Somos quatro vereadoras mulheres comprometidas com essa causa, com total apoio dos nossos companheiros vereadores. Não queremos estar nessa estatística e muito menos nesse ranking, pelo contrário, queremos ser o país que mais educa e se desenvolve. Estamos às vésperas do Dia Internacional da Mulher, temos que ter um olhar mais atento para o problema do feminicídio e todos os outros problemas que também matam mulheres. Precisamos enfrentar a violência no nosso país e desenvolver ações para termos uma Cidade melhor.”

A questão do baixo efetivo na Cidade foi levantada pelo vereador Chiquinho Grandão (PP). “O comandante enfrentará uma árdua tarefa para diminuir os índices de assalto na nossa Cidade, são inúmeros casos de assalto à mão armada a transeuntes, a população não aguenta mais. Essa é uma causa que todos nós devemos abraçar e colaborar. Aproveito para parabenizar o deputado Rosenverg Reis que fez um projeto para acabar com as UPPs no Estado, pois dessa forma os policiais dessas unidades serão redirecionados para reforçar os batalhões.”

O vereador Catiti (Podemos) concordou: “O nosso efetivo é irrisório, temos que cobrar dos nossos deputados para que o reforço realmente chegue ao nosso batalhão, pois todos os bairros estão sofrendo com a violência. Somos a voz do povo e temos que clamar pelas melhorias necessárias.”

Já tendo integrado a Polícia Militar, o vereador Gilberto Silva (PPS) também falou. “Nem sempre a sociedade reconhece o trabalho do policial, que exige a cada momento perícia, cuidado e responsabilidade com a vida humana. Temos aqui que defender esses bravos soldados que defendem a nossa sociedade.”

A vereadora Juliana do Táxi (PSD) aproveitou para parabenizar também o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Segurança. “Tiro meu chapéu para o secretário de segurança da nossa Cidade que tem atendido muito bem a população. Ele tem organizado muito bem o trânsito e tem articulado sua equipe para estar sempre atuante nos finais de semana colocando ordem nas praças públicas.”

DPO E MATERNIDADE – O presidente Sandro Lelis anunciou que esteve com o comandante na Vila Canaã para realizar um sonho da população local. “É uma reivindicação antiga a instalação de um DPO na praça do Canaã e fiz questão de reiterar esse compromisso com o tenente-coronel, a quem agradeço pela construção do DPO no bairro Amapá para atender a população daquela região.”

Outro sonho que está se tornando realidade é a Maternidade de Santa Cruz da Serra. “Logo estará em pleno funcionamento para atender as mulheres de Duque de Caxias. Aquela obra esteve parada e abandonada por dez anos e agora já vemos um prédio novo e moderno, construído em meio a tanta dificuldade que o prefeito está enfrentando na Cidade. O que ele tem feito pela saúde está transformando a realidade de Duque de Caxias”, finalizou o presidente.