Secretaria de Saúde presta contas do segundo quadrimestre

Em 25, setembro, 2018
Secretaria de Saúde presta contas do segundo quadrimestre

A Câmara Municipal de Duque de Caxias recebeu a Secretaria Municipal de Saúde na tarde de terça-feira, dia 25, para audiência pública de prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2018. De acordo com os relatórios apresentados, a Prefeitura investiu 18,63% do orçamento na área da saúde nesse período, superando o índice de 15% recomendado pela Constituição.

A receita realizada no segundo quadrimestre para aplicação em ações e serviços na saúde foi de pouco mais de R$ 133 milhões, sendo R$ 29.255.439,37 de recursos próprios e R$ 103.366.024,07 de verbas arrecadadas dos governos federal e estadual.

Dos índices pactuados para diretrizes, objetivos, metas e indicadores para os anos 2017-2021, que se referem à cobertura de atenção básica e saúde bucal, notificação de violência, investigação de óbitos maternos, de mulheres com idade fértil, infantis e fetais, a Secretaria de Saúde realizou de acordo e até superou em alguns resultados.

“Estamos lutando muito para realizar um bom trabalho, que vai melhorar muito mais. Não teria saúde se não tivesse o comprometimento de todos os funcionários, por isso quero agradecer. Temos um carinho muito grande também pelo Conselho Municipal de Saúde, eles nos dão norte e eu os agradeço pela dedicação”, disse o secretário José Carlos de Oliveira.

O conselheiro Pedro fez questão de parabenizar os servidores. “Os funcionários técnicos estão fazendo um trabalho brilhante. Fizemos uma reunião sobre a importância da capacitação nas unidades e eu gostaria de frisar esse assunto para que possamos dar andamento a esse projeto no momento oportuno.”

Presidente da Comissão de Saúde na Câmara, a vereadora Juliana do Táxi (PSD) respondeu ao conselheiro. “O projeto de capacitação está em andamento nessa Casa de Leis, será uma honra aprová-lo e vê-lo efetivado. A humanização tem que estar presente em todas as unidades do nosso Município.”

Líder do governo na Câmara, o vereador Nivan Almeida (PRP) complementou: “Vamos avaliar o projeto e tentar melhorá-lo ainda mais para contemplar a saúde e os munícipes. Hoje, a saúde de Caxias está sendo olhada pelos quatro cantos do Estado como a melhor por todo esforço de trabalho realizado.”