Vereadores propõem CPI para investigar Secretaria de Urbanismo

Em 13, setembro, 2018
Vereadores propõem CPI para investigar Secretaria de Urbanismo

A Câmara Municipal de Duque de Caxias debateu nesta quinta-feira, dia 13, durante sessão plenária, denúncias envolvendo a Secretaria Municipal de Urbanismo. Na ocasião, vereadores pediram à Presidência da Casa que abrisse uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as acusações e tomar as devidas providências.

“Tem chegado ao meu conhecimento que existe um escritório paralelo para resolver as questões da Secretaria de Urbanismo. Vou levantar essa informação e tratar com a devida atenção”, alertou o vereador Beto Gabriel (PV).

Líder do governo na Casa, o vereador Nivan Almeida (PRP) mostrou preocupação com a informação. “Quero propor que o presidente da Câmara se atentasse a esse relato e fizesse uma avaliação estreita para que possamos tomar uma atitude, pois defendemos a transparência e a responsabilidade com o dinheiro público. O dever de trabalhar é do secretário, não podemos admitir trabalhos paralelos dentro do governo.”

O vereador Carlinhos da Barreira (PSDC) propôs a criação de uma CPI. “O governo que defendemos é sério, por isso ficamos preocupados com essa denúncia, que precisa que seja apurada de forma rígida e transparente. Temos que nos posicionar nessa Casa, pois essa informação vai contra tudo que pregamos, como a transparência. Sugiro a criação de uma comissão especial com cinco membros e me coloco à disposição para que possamos apurar.”

Presidente da Câmara, o vereador Sandro Lelis (PSL) se posicionou. “Nós trabalhamos com muito respeito a essa Cidade e não podemos concordar com essa postura do secretário de Urbanismo, que lida com uma pasta importante, que traz empresas para gerar emprego em Duque de Caxias. Tenho certeza que o prefeito vai tomar uma atitude, mas vou acatar a sugestão do vereador e fazer sim uma comissão. Vamos trazer o secretário a esta Casa para nos dar os devidos esclarecimentos e vamos à Secretaria levantar informações e contratos para saber o que está acontecendo.”

O vereador Chiquinho Grandão (PP) complementou: “Eu já tinha colocado para o presidente e para o prefeito algumas coisas que vinham acontecendo naquela Secretaria de Urbanismo e outros vereadores já vinham reclamando da postura do secretário. As denúncias não param de chegar, é fundamental que essa Casa apure com urgência. O prefeito precisa prestar atenção no que está acontecendo no Município.”