Câmara debate importância das obras desenvolvidas na Cidade

Em 07, agosto, 2018
Câmara debate importância das obras desenvolvidas na Cidade

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Duque de Caxias desta terça-feira, dia 7, os vereadores debateram sobre as obras concluídas e em desenvolvimento na Cidade. Aproveitaram para agradecer ao prefeito Washington Reis e aos secretários pelo comprometimento no trabalho e também apresentaram novas demandas.

“Fiz uma solicitação sobre sinalização ao longo da avenida Governador Leonel de Moura Brizola, antiga Presidente Kennedy, e a demanda já está sendo resolvida. Estive hoje com nosso prefeito em todo terceiro distrito e ele mostrou que tem se empenhado muito, não apenas naquela região, mas em toda Duque de Caxias. Não tínhamos postos de saúde em funcionamento e hoje nós temos, o maior problema é a grande demanda vinda de outros municípios, mas pelo que temos fiscalizado, o serviço está sendo realizado com muita eficiência”, relatou o vereador Guilherme é a esperança (Podemos).

“O governo realmente tem feito obras importantes no terceiro distrito, especialmente no bairro Santa Lúcia e Parque Santo Antônio, onde pudemos de forma bem responsável realizar um sonho antigo daquela região, fazendo a canalização e a macrodrenagem do córrego Canaã, que desemboca no Rio Estrela. É uma demanda antiga que esse governo pode dar uma resposta àquela população. Também pudemos acelerar as obras da Taquara em relação à macrodrenagem de forma bem competente. Nosso governo vem buscando soluções para todas as demandas e essa Câmara vem contribuindo para essa governabilidade”, ressaltou o vereador Nivan Almeida (PRP).

Mudando a pauta para saúde, o vereador Chiquinho Grandão (PP) fez uma observação sobre o Hospital do Olho. “Tive o prazer de lutar e votar nessa Casa para a realização desse equipamento importante para nossa Cidade, mas infelizmente o acesso dos nossos munícipes não está sendo fácil, pois as consultas estão sendo marcadas para daqui um ano. Foi vendida uma imagem maravilhosa que não está sendo cumprida, é uma vergonha.”

Líder do governo, o vereador Nivan destacou que o Hospital do Olho já realizou mais de três mil cirurgias. “Sempre foi uma demanda muito grande não somente na Baixada Fluminense, mas em todo Estado do Rio de Janeiro. Hoje a população tem a resposta com nosso Hospital e o prefeito sabe das necessidades, por isso mutirões serão criados e novos horários estão sendo estabelecidos para que tenhamos uma brevidade de tempo maior.”

Ainda sobre saúde, o vereador Clovinho (PDT) falou sobre as UPAs geridas pelo governo do Estado. “É muito triste o que está acontecendo nas UPAs Lafaiete e Sarapuí, as pessoas estão morrendo nessas unidades por conta da dificuldade em conseguir transferência para hospitais, uma covardia do Estado.”

“Hoje, a única UPA que funciona bem no nosso Município é a Beira Mar, porque está ao lado do Hospital Moacyr do Carmo e tem toda sua estrutura pautada no organismo municipal, ou seja, médicos, enfermeiros e medicamentos”, disse o vereador Gilberto Silva (PPS).

“Infelizmente a Baixada Fluminense, na questão da saúde, é esquecida pelo Estado, e nós que somos vereadores e estamos todos os dias em contato com os munícipes sofremos juntos por esse descaso. Realmente a UPA Beira Mar é a única que funciona porque o governo municipal quem financia, deixo aqui meu registro para que o Estado olhe mais por Duque de Caxias”, reforçou a vereadora Juliana do Táxi (PSD).

“Esse atendimento é reflexo de um Estado com um governo falido, por isso quero propor a essa Casa uma ação conjunta com o Executivo para que sejam municipalizadas as UPAs da nossa Cidade. Vejo a possibilidade da UPA Sarapuí, por exemplo, se transformar em uma UPA Infantil porque os moradores ali têm dificuldade de chegar até o Centro, seria uma ótima solução”, sugeriu o vereador Catiti (PTN).

Presidente da Câmara, o vereador Sandro Lelis (PSL) ouviu atentamente as reivindicações dos colegas. “Conhecemos as dificuldades que nossa Cidade enfrenta, mas contamos com um governo responsável que sabe o que precisa melhorar. Se compararmos este um ano e oito meses do mandato do prefeito com duas últimas gestões dessa Cidade, vamos perceber o quanto avançamos. O prefeito está trabalhando para dar qualidade de vida ao munícipe, prova disso é a inauguração do campus da UFRJ em Santa Cruz da Serra, uma obra sonhada há muito tempo, que o prefeito iniciou anos atrás, deixando 80% pronta e os governos subsequentes não terminaram. Agora, com menos de dois anos de mandato, o prefeito concluiu e equipou os prédios, faltando apenas finalizar os ginásios. Da mesma forma acontecerá com a Maternidade de Santa Cruz, que estão com as obras a todo vapor, em breve será realidade. São dois projetos que sempre sonhei e lutei para ver realizado e por isso estou muito feliz e grato ao prefeito.”