Vereadores querem audiência para debater combate ao aedes aegypti

Em 19, junho, 2018
Vereadores querem audiência para debater combate ao aedes aegypti

Mais uma vez a Câmara Municipal de Duque de Caxias mostrou preocupação e reforçou a necessidade de se combater o mosquito aedes aegytpi, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chinkungunya. Na sessão plenária desta terça-feira, dia 19, vereadores voltaram a cobrar ações da Superintendência de Vigilância Epidemiológica.

“Ano passado nosso Município fez um bom trabalho de prevenção e não figurou entre os locais de surto, mas tem me chamado atenção e até fiz um requerimento pedindo informações sobre a situação atual, uma vez que acabaram os mutirões e não vejo mais os carros fumacês nos bairros. Alguns funcionários relataram que há muito tempo o governo municipal não compra os insumos necessários para realizar o combate ao mosquito”, informou o vereador Valdecy Nunes (PP), sugerindo a realização de audiência pública para debater a questão.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Juliana do Táxi (PSD) alertou que já existem alguns casos de dengue, zika e chinkungunya nos bairros Beira Mar e Parque Duque. “Nós ainda nem estamos no período de surto e já há casos, isso me preocupa muito. Teremos uma reunião nessa Casa com o Conselho Municipal de Saúde para debatermos essa questão, aproveito para convidar todos os vereadores.”

“Esse tema foi objeto de questionamento nosso ao secretário de Saúde na última audiência pública. Ano passado o departamento era coordenadoria e funcionava bem, esse ano transformaram em superintendência e não vejo nenhum trabalho sendo realizado, é um absurdo e uma covardia expor a população a esse risco”, ressaltou o vereador Marcos Tavares (PSDC).

“São doenças que levam o ser humano ao sofrimento e deixam sequelas, sou solidário a essa questão. Confio nos funcionários da superintendência e acredito que se nós pleitearmos ao prefeito que coloque mais meios no setor para a prevenção adequada, teremos um bom trabalho realizado em favor da população”, afirmou o vereador Gilberto Silva (PPS).

Audiências públicas – O vereador Marcos Tavares solicitou à Presidência da Câmara que disponibilize uma data para realização de audiência pública sobre o passe livre para estudantes de Duque de Caxias. “É preciso discutir esse tema, pois é uma questão social que garante muitas oportunidades. Os empresários de ônibus gozam de isenções e outros benefícios e precisam dar sua contrapartida à sociedade.”

A vereadora Leide (PRB) aproveitou para anunciar que no mês de julho a Câmara realizará audiência sobre segurança pública. “Essa Casa tomou a iniciativa de convidar o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, coronel Porto e outras autoridades de segurança, como o interventor federal, para debater a problemática da violência. Vai ser muito importante e, por isso, peço a presença de todos.”