Vereadores debatem denúncias e se propõem a investigar

Em 08, maio, 2018
Vereadores debatem denúncias e se propõem a investigar

A sessão plenária desta terça-feira, dia 8, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, abriu um debate sobre denúncias que circulam na Cidade envolvendo a Prefeitura. Os vereadores ponderaram que é preciso apurar os fatos com responsabilidade e se propuseram a investigar.

Membro da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Junior Uios (PT) leu um relatório realizado após uma visita na escola Olga Teixeira de Oliveira no último dia 19 de abril. “As quatro turmas com alunos com deficiência auditiva do período da manhã contavam apenas com um intérprete de Libras. Sem esses profissionais, os alunos não vão aprender nada, pois os professores não estão habilitados à língua de sinais. Também fiscalizamos a situação do transporte escolar e falta adaptação aos alunos cadeirantes. Até quando as crianças vão continuar sendo prejudicadas?”

Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, o vereador Beto Gabriel (PV) também constatou a irregularidade. “Estive na escola e verifiquei que o transporte não estava adaptado. É constrangedor para os alunos que necessitam de acessibilidade.”

“É lamentável, pois soubemos que já tem verba destinada ao transporte escolar da nossa Cidade, mas a Secretaria de Educação prefere manter um contrato de aluguel milionário por um serviço insatisfatório”, destacou o vereador Marcos Tavares (PSDC).

“Já que foi constatada irregularidades no serviço de transporte, incide quebra de contrato e cabem medidas urgentes. O Município pode e deve cobrar do prestador de serviço, até porque a responsabilidade pelos alunos é da Cidade”, ressaltou o vereador Arthur Monteiro (Avante).

“Nós, que fazemos parte da Comissão de Educação, estamos nas escolas apurando os problemas para garantir qualidade de ensino e boas condições de ensino. É um trabalho árduo, haja vista que nossa Cidade tem 178 escolas. Soubemos hoje de uma paralisação de professores e ficamos tristes, eles estão reivindicando algumas demandas, mas nossas crianças não podem ser prejudicadas. Nossa Cidade sofre com problemas antigos que já poderiam estar solucionados”, frisou o vereador Valdecy (PP), mudando a pauta para outra denúncia. “Deparei-me com uma postagem em rede social falando sobre um funcionário que está fazendo política com cargos da Prefeitura. Temos que investigar e trabalhar para mudar a realidade da nossa Cidade.”

“Várias denúncias envolvem a Cooperativa Atrio e precisamos apurar. Gostaria que abríssemos uma CPI nessa Casa com urgência para investigar, precisamos nos posicionar, pois esse tipo de falcatrua não pode acontecer na nossa Cidade. Temos que pedir a relação de funcionários da cooperativa e começar a apurar os fatos”, disse o vereador Chiquinho Grandão (PP).

“Realmente é preciso uma avaliação aprofundada, pois as redes sociais estão cheias de notícias falsas. Precisamos verificar até onde isso é verdade, porque, até onde nós sabemos, as vagas estão escassas na Cidade, não é possível que exista uma distribuição de empregos sem critérios. O governo municipal é digno e está recuperando nossa Cidade de forma importante”, defendeu o vereador Nivan Almeida (PRP).

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Sandro Lelis (PSL) afirmou que o Legislativo não vai se omitir. “São denúncias graves e vergonhosas. Não quero acreditar que esse tipo de situação está acontecendo na Cidade. Vamos cobrar medidas urgentes do prefeito, que vai saber o que fazer.”