Câmara realiza noite solene para celebrar Dia Internacional da Mulher

Em 08, março, 2018
Câmara realiza noite solene para celebrar Dia Internacional da Mulher

O Teatro Raul Cortez foi palco para uma noite solene realizada pela Câmara Municipal de Duque de Caxias nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, os vereadores entregaram o título Mulher Duquecaxiense a mulheres de destaque na Cidade. O evento foi coroado, ainda, com a apresentação da banda Mulheres de Chico e uma exposição sobre pioneiras da ciência no Brasil.

“A Câmara não podia deixar essa data tão especial sem uma celebração às mulheres. E, nada melhor que o dia de hoje para anunciar que o prefeito retomou a obra da Maternidade de Santa Cruz da Serra, que terá 100 leitos de atendimento e 25 leitos de UTI neonatal. Era um compromisso da Câmara e meu, em particular, que sempre sonhei com esse projeto para garantir dignidade às mulheres da nossa Cidade”, disse o presidente do Legislativo, vereador Sandro Lelis (PSL).

Reforçando que a obra será entregue em breve, o deputado estadual Rosenverg Reis (PMDB) aproveitou a data para falar sobre direitos. “Alguns espaços não permitiam que mulheres amamentassem seus filhos, fiz um projeto de lei sobre aleitamento materno e hoje uma lei minha garante esse ato legítimo. É motivo de alegria estar com vocês hoje, parabenizo a todas.”

Autora do título em homenagem às mulheres e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, a vereadora Leide (PRB) falou em nome das quatro parlamentares de Caxias. “Diz a Constituição Federal que todos são iguais perante a lei. O avanço na legislação aconteceu, mas a mudança real não houve, ainda existem muitas falhas, como o pensamento machista que ainda impera na sociedade, a violência doméstica, o feminicídio, a desigualdade salarial. Hoje é um dia para refletir e se empoderar. Ser uma mulher empoderada é conhecer seus direitos e exigir respeito por onde passar, a mulher tem o direito de dizer sim e dizer não e ser respeitada na sua vontade. Vamos sair daqui com esse pensamento e multiplicá-lo.”

A médica Joseane Russano representou as demais homenageadas com um discurso de agradecimento. “Agradeço à Câmara em nome de todas as mulheres por essa homenagem, nesse dia tão significativo. Só tenho a agradecer a Duque de Caxias que me acolheu há 23 anos, tudo o que tenho eu devo a essa Cidade.”