Câmara recebe evento de homenagem a Dom Mauro Morelli

Em 08, novembro, 2016
Câmara recebe evento de homenagem a Dom Mauro Morelli

Ícone no conceito de segurança alimentar enquanto combate à fome, o bispo emérito de Duque de Caxias Dom Mauro Morelli deu nome ao prêmio concedido a quem desenvolve ações em prol do direito humano à alimentação adequada. O prêmio “Dom Mauro Morelli” foi entregue em solenidade na Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 8, a personalidades que de destacaram e abraçaram a causa no Município.

O evento, promovido pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias (DESANS) em parceria com a Câmara de Vereadores, contou ainda com a inauguração de um quadro em homenagem a Dom Mauro Morelli, que ficará exposto no Instituto Histórico da Câmara.

“Dom Mauro merece mais que isso, por todo trabalho realizado não só em Duque de Caxias, mas em todo o Brasil. Quando Dom Mauro chegou aqui e criou a comissão ecumênica para iniciar o trabalho de combate à fome, essa Câmara e os vereadores da época, inclusive eu e o Nivan, conversamos com Dom Mauro e criamos o mutirão contra a desnutrição”, lembrou o ex-vereador e diretor do DESANS, José Zumba.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira, entregou o título Ordem do Mérito Chico Mendes ao ex-vereador Zumba e a medalha Cidade Duque de Caxias a Dom Mauro Morelli. “É uma honra homenagear o Zumba, pois nos orgulhamos muito dele ter sido um grande vereador. E é uma felicidade homenagear Dom Mauro por tudo que ele representa à Cidade e ao País. Cresci ouvindo minha família falando de Dom Mauro e de tudo o que ele representa a todos nós.”

Ressaltando que Duque de Caxias chegou a ter 600 voluntários no mutirão contra a desnutrição, Dom Mauro Morelli afirmou que a Cidade marcou a vida dele. “É uma Cidade abençoada, sou muito grato porque foi meu caminho de conversão ao evangelho e me ajudou a ser quem sou hoje”, agradeceu.

Nutricionista e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Kátia Cardoso destacou que Duque de Caxias foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao sistema de segurança alimentar do País. “Mais uma vez se destacando no Estado e sendo vanguardista. Parabenizo a Prefeitura pelo grande movimento inovador que fez em nosso Estado.”

O ex-vereador Nivan Almeida e o vice-prefeito Laury Villar, representando o prefeito Alexandre Cardoso, também receberam homenagens. As demais personalidades de destaque na luta contra a desnutrição homenageadas na ocasião foram: Luiz Fernando Couto, secretário municipal de governo; Barbara Domequis Chaves, líder comunitária; Georgina Alves de Queiroz, líder comunitária da Pastoral da Criança; Hercília, professora; José Avelino da Silva, líder comunitário; Juliana Pereira Casemiro, professora do Instituto de Nutrição da UERJ; Lauricy Fátima Silva de Jesus, professora e líder comunitária; Leonardo Felipe Oliveira Ribas, advogado e professor; Maria das Graças Santos Gomes, líder comunitária da Pastoral da Criança; Maria de Lourdes Cruz Bolis, líder comunitária da Pastoral da Criança; Maria de Lourdes Maciel Pinheiro Futuro, nutricionista; Regina Maria de Vasconcellos Carvalhaes de Oliveira, nutricionista; Renata Briata da Conceição, veterinária; Solange Bergami, professora; Sonia Regina Mendes dos Santos, pró-reitora comunitária da Unigranrio; Valéria Bazílio Terra, nutricionista.