Secretaria de Saúde apresenta relatórios do fechamento de 2015

Em 29, fevereiro, 2016
Secretaria de Saúde apresenta relatórios do fechamento de 2015

A Câmara de Duque de Caxias recebeu nesta segunda-feira, dia 29, o secretário municipal de Saúde, Camilo Junqueira, e funcionários da pasta para apresentação da prestação de contas do último quadrimestre de 2015, conforme especifica a lei de responsabilidade fiscal. Os vereadores Fabrício Cordeiro (PT), Fatinha (Solidariedade) e Nivan de Almeida (PDT) acompanharam a plenária.
Conforme os relatórios, a Prefeitura aplicou 26,24% do orçamento municipal na Saúde, percentual acima do mínimo constitucional (15%), sendo investidos R$ 51,88 mensais por habitante, que também está acima da média brasileira.
Sobre os índices de atendimento, a Secretaria apresentou: atenção básica, 38,29%; saúde bucal, 23%; óbitos infantis e fetais investigados, 59,3% e óbitos maternos todos investigados.
A pasta tomou algumas medidas por conta do aumento da demanda, reflexo da crise na saúde estadual, como a diminuição das cirurgias eletivas, que já estão voltando ao normal. Também foi informado que os 70 leitos do hospital infantil estão em pleno atendimento e que a maternidade do Hospital Moacyr do Carmo teve aumento de leitos e profissionais.
Questionado sobre o atendimento do Sase, o secretário anunciou que não haverá renovação de contrato com o Município e que os serviços serão prestados até junho. Após esse período, outra empresa assumirá a demanda.
“Tivemos que fazer algumas readequações no serviço por conta da redução das verbas, já que o Município deixou de receber alguns repasses e também por conta da queda nas arrecadações. A crise continua e me preocupa muito o que esperar para a Saúde neste ano em termos de investimentos. Peço aos nossos líderes e conselheiros que nos ajudem a pensar em um novo modo de viabilizar a saúde para não deixar de atender a população no que precisarem”, disse Camilo Junqueira.